sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Forças vivas apoiam e organizam comunidades das favelas

.
O Movimento Pró Novo Aeroporto Regional de Ribeirão Preto, através de suas lideranças, se fez presente na Assembléia dos Moradores das Favelas da Mata e Itápolis, reafirmando seu apoio aos moradores passíveis de despejo.

Cerca de duzentas famílias se inscreveram em lista que foi remetida à Defensoria Pública nesta segunda (10/02/2011). Treze entidades civis assinaram ofício de encaminhamento ao Ministério Público solicitando sua intervenção neste processo. A participação foi grande e o interesse pelo cadastro, maior ainda. Todos fizeram questão de assinar o livro de presença da Associação de Moradores.

A próxima etapa do desfavelamento será no dia 10 de fevereiro na Favela Itápolis, onde o levantamento oficial prevê somente 160 famílias a receber as casas da Cohab.

Por ocasião da Assembléia, foi feito um cadastramento dos moradores que poderão ser despejados, nossos irmãos favelados, com tantas esperanças de vida em um cadastro para moradia. A casa une uma família, mas a falta dela pode separar, causar mais transtornos sociais, pois desagrega a família e gera filhos abandonados, alcoolismo, consumo de drogas, crimes, desemprego, num ciclo que se repete por gerações.

Apoiamos a permanência das famílias no local se não houver um plano de desfavelamento que inclua todos. Entendemos ser nossa tarefa interferir num processo tão importante para o futuro de centenas de famílias que lá se instalaram, algumas muito antes do estabelecimento do aeroporto e outras posteriormente, por omissão dos órgãos públicos responsáveis. Desejamos que o processo seja transparente, participativo e inclusivo.

Parabenizamos a todos que participaram, pela coragem e perseverança.

Queremos viver numa sociedade que dê à vida, o respeito que ela merece.

(clique nas imagens para ampliar)
Padre Chico na assembléia

Em cima e abaixo, assembléia na Favela Itápolis



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário