terça-feira, 8 de março de 2011

Forças vivas sempre alertas

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Desde 1995:

O Movimento Pró Novo Aeroporto Regional de Ribeirão Preto luta pela desativação do Leite Lopes como aeroporto, com destinação adequada e geradora de renda (de qualidade, claro), após a construção de um aeroporto novo em área onde possa receber todas as futuras ampliações sem que hajam interferências com a área urbana, eliminando os riscos aeronáuticos e os níveis de ruído sobre as populações. O Movimento luta por um aeroporto moderno e digno que atenda as necessidades presentes e futuras da macro região de Ribeirão Preto.

Derrubando as tais andanças do Leite Lopes

Esta semana foi profícua na imprensa escrita local. Lamentavelmente uma das características consistiu na absoluta falta de noticiário sobre o Movimento como se não existisse nada que contrariasse as andanças do Leite Lopes, DAESP e Prefeitura Municipal e que tudo o que fazem é o consensual das forças vivas da cidade.  Sabemos que através de meias verdades se constrói uma grande mentira. Foi assim em 1999, mas o Movimento acabou com as expectativas da TDA*. Em 2007 o Movimento desmascarou e derrubou, técnica e cientificamente, incluindo forte  mobilização popular, todas as artimanhas da turma do “DEGOLA RIBEIRÃO”**. 2011 não será diferente. O Movimento já demonstrou a sua capacidade de mobilização rápida quando compareceu na Audiência Pública da CEE na Câmara Municipal e que só foi relatada nas páginas internas dos jornais para não dar manchete, mas que não poderia ser omitida do noticiário. 

Todas as tentativas e invencionices aeroportuárias de legitimar a ampliação do Leite Lopes têm sido derrubadas pelos técnicos do Movimento. Quem conseguiu derrubar os EIA-RIMA’s de 2007 certamente pode derrubar qualquer outra bobagem. Esquecem-se que a curva de ruído feita pelo IPT se refere ao uso atual do Leite Lopes. Ocorrendo o uso cargueiro, a curva de ruído é outra e será necessário fazer novo estudo. E para tocar a obra vai ser necessário também o seu licenciamento mesmo que seja com um estudo ambiental simplificado, junto com um RARAM e um Estudo de Impacto de Vizinhança. Como o que é proposto nas tratativas da prefeitura com o DAESP é inviável tecnicamente, torna-se evidente que qualquer manobra tecnicista será desmascarada.

* Trade Development Agency, Agência de Desenvolvimento Comercial, órgão ligado ao Departamento de Estado dos EUA.

** Alcunha do grupo que em 2007 insistia na ampliação do Leite Lopes, auto denominados de Decola Ribeirão.
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