quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A CÂMARA MUNICIPAL QUE NÓS TEMOS É A QUE MERECEMOS

O Jornal Gazeta de Ribeirão (25/12/2011) publicou (negrito nosso):

A Comissão Especial de Estudo (CEE), criada para discutir a construção de um novo aeroporto em Ribeirão Preto e também esclarecer a polêmica envolvendo a ampliação da pista do Aeroporto Leite Lopes não decolou.

O estudo foi concluído pela mesa diretora da CEE em fevereiro, porém, acabou engavetado na Câmara. O resultado da comissão, que se posicionou favoravelmente à construção de um novo terminal  na cidade, deveria ser encaminhados à capital Brasília para reforçar o pedido de recursos para a construção de um novo aeroporto.

A série de oito reuniões da CEE pôs fim ao relatório criado em fevereiro do ano passado para discutir o andamento das obras e da internacionalização do Aeroporto Leite Lopes. “A partir de agora tomaremos atitudes práticas para a criação de um novo aeroporto internacional em Ribeirão”, disse, na época, o presidente da CEE do Aeroporto, Jorge Parada (PT).

Os vereadores membros da Comissão Especial de Estudos do Aeroporto (CEE) anunciaram durante o término das audiências que o resultado final  dos trabalhos seria entregue à Procuradoria Geral do Estado, que estuda o pedido de revisão do acordo judicial que impede a ampliação da pista de pousos e decolagens do aeroporto, que em novembro deste ano Leite Lopes: ampliação da pista foi contestada por vereadores da CEE atingiu a marca de 1 milhão de passageiros transportados.

Segundo Parada, as mudanças na administração federal com a saída do ex-ministro Antonio Palocci podem dificultar a proposta. “A esperança de apoio por parte do Legislativo para a construção do novo terminal aeroportuário seria depositada no ex-prefeito de Ribeirão e na época então ministro da Casa Civil, Antônio Palocci. Mas não vamos desistir”, declarou o vereador.

De acordo com ele, uma nova comissão vai “reivindicar” a construção de um aeroporto internacional com fôlego para atender a demanda aérea ribeirão-pretana. “A própria Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já declarou que o Leite Lopes é limitado, por isso entendemos que um novo aeroporto é a melhor saída”, argumentou.

A Câmara Municipal aprovou a conclusão de um estudo e aprovou também que esse estudo seria encaminhado a quem de direito em Brasilia e à Procuradoria Geral do Estado, que está desenvolvendo exaustivos esforços para conseguir fazer um arrazoado jurídico capaz de convencer o judiciário a cancelar o acordo feito entre o MP e o Governo do Estado, com base nos argumentos fraquinhos que lhe forneceram.

A Câmara Municipal não cumpriu com uma resolução tomada e aprovada e os vereadores que compuseram essa Comissão de Estudos permaneceram apáticos. 

Nessa época (Fevereiro) na Câmara Municipal não se fazia uma oposição aos interesses do executivo, que sempre pleiteou o puxadinho/puxadão da pista do Leite Lopes.

O interessante de tudo isto são algumas coincidências: a idéia da ampliação da pista do Leite Lopes, contrariando a técnica e a lógica, foi defendida pelo braço político dos SLLQC* ou seja a prefeitura municipal, à época do PSDB e apoiada pelo Governo do Estado, também do PSDB. Agora, com um governo municipal que em Fevereiro era muito amigo dos PSDB e outro governo estadual igualmente do PSDB, tentam reverter a sentença judicial que impede o puxadinho/puxadão. A Câmara se reúne, estuda, discute e chega a uma conclusão obviamente contrária a todos os interesses dos governos municipal e estadual. Resolve enviar esse Estudo para as autoridades aeronáuticas – que sabemos serem contra a ampliação – e não o faz. Por coincidência, a presidência da Câmara também é do PSDB.

E para terminar, acabamos de ler o livro PRIVATARIA TUCANA, do Amaury Ribeiro Jr. Sabemos que existe o interesse do Governo do Estado na privatização do Leite Lopes. Será que existe algum tipo de relação de causa e de efeito?

Se não existe nenhuma relação, porque é que o documento não foi enviado pelo menos ao Governo do Estado, ao DAESP, à Procuradoria Geral do Estado e ao governo municipal?

Sem dúvida que os eleitores só podem ter a Câmara Municipal que merecerem. Por isso, devemos ter mais cuidado com o nosso voto

Não podemos continuar agindo como irresponsáveis. Então,

Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista

Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área já!


* SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.

Um comentário:

  1. Recebemos de um leitor que pediu para não ser identificado, a seguinte mensagem:

    Algumas reflexões sobre o título da matéria:
    Nós não merecemos a câmara que temos,a população dessa cidade não merece tampouco.
    Acho muito pesado jogar nas costas da população esse ônus.
    Vivemos uma ditadura da (des) informação para o povão que em ultima instancia é quem elege, pois são maioria, estão politicamente e socialmente excluídos das discussões políticas,

    Já dizia o bom e velho Trotsky: “Não existe prática revolucionáriasem teoria evolucionária”. As pessoas são enganadas, iludidas com falsas promessas, com populismo tipo casas de Cohab, sopão,etc.
    Movimentos sociais e iniciativas como as de vocês são um caminho para politizar nem que seja uma parcela pequena da população desinformada. Como aconteceu no movimento do desfavelamento, ali muita gente parou pra refletir, e enxergou quem são os verdadeiros inimigos deles.
    É importante ir até à Câmara , pressionar os vereadores, exigir que cumpram a função para que foram eleitos. É importante também termos mais cuidado em quem votamos.
    A campanha de vcs Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista, É muito importante e sugestiva e não se aplica apenas a Ribeirão Preto mas ao Brasil inteiro.
    Pois no fim o resultado da luta será conseguirmos uma Câmara Municipal que nos mereça, que nos represente de verdade e que tenha como objetivo principal alcançar uma cidade cidadã.

    NOSSO COMENTÁRIO
    Obrigado pelo seu comentário, sem duvida muito importante e oportuno.
    Sem dúvida que é muito grande o ônus lançado sobre as costas da população que é absoluta e deliberadamente desinformada pela mídia, como meio orgânico de se manter uma supremacia política sobre as massas.
    O resultado final foi o triste espetáculo a que assistimos neste final de ano com os nossos vereadores votando leis importantes de cujo teor nem mesmo tinham conhecimento.
    Mas esse fato não exime a responsabilidade social do votante e muito menos a nossa. Precisamos parar de passar a mão na cabeça e dizermos que a culpa é dos outros que detêm a hegemonia da informação.
    A culpa também é de todos nós porque não estamos desenvolvendo os trabalhos de esclarecimento no padrão mínimo necessário para nos contrapormos a essa hegemonia.

    O Movimento Pro Novo Aeroporto está fazendo a sua parte nesse sentido e continuaremos a fazê-lo sem esmorecer. Por isso a importância de seu comentário, porque é um incentivo a continuar a luta.
    Estamos convictos que Povo bem informado jamais será enganado

    ResponderExcluir