terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Movimento Responde : Exemplo para o Brasil e a Importância do Debate


O Movimento Responde – Exemplo para o Brasil

Lydia Maria Goritzki
cincopedrinhas@gmail.com
Para movimentonovoaeroportoribeiraopreto+owner@googlegroups.com
De:
Lydia Maria Goritzki (cincopedrinhas@gmail.com)
Enviada:
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 03:35:00
Para:
movimentonovoaeroportoribeiraopreto+owner@googlegroups.com

BRAVA GENTE DE RIBEIRÃO PRETO!

Desejo a vocês cada vez mais FORÇA para levar adiante
este movimento tão significativo para o Povo de vossa terra.
O que vocês querem é BOM!

E a VITÓRIA de vocês será importante não só para a comunidade
de Ribeirão Preto e regiões circunvizinhas, mas para todo o BRASIL,
como exemplo de CIDADANIA: de CONSCIÊNCIA, CORAGEM, FÉ!

VAMOS QUE VAMOS!

Lydia Hortélio

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Lydia
Agradecemos as suas palavras de apoio e de incentivo  e as redirecionamos para todos os Movimentos Sociais que lutam pelos direito de cidadania dos chamados não-gente que compõem os 99% da população.

Embora cada Movimento atue no seu quadrado, todos lutam para que os interesses econômicos e financeiros dos chamados 1% não se sobreponham aos direitos dos cidadãos e dos povos.

Grupo Gestor

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De : weser tambelline scavazzini weser24@hotmail.com
9 jan (1 dia atrás)

Caro Amigo , temos que parar de pensar que Ribeirao Preto , não pode isso não pode aquilo , hoje a realidade de nossa cidade e outra , temos que trazer novos investimento para a nossa querida Ribeirão Preto , paramos no tempo e hoje temos que correr atras para que tudo de bom venha para a nossa cidade , lembra da nova rodoviaria atras do educandario , se isso acontecesse iriamos quebrar o centro de Ribeirao Preto e o custo viário seria de R$ 25.000.000,00 milhões para os nossos cofres , e quem pagaria a conta seriamos nós, vamos nós unir para que este aeroporto seja ampliado ali mesmo para que venha mais emprego para nossa cidade , é Ribeirão para frente , obrigado.

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Caro Weser,

Ao contrário dos interesses ligados à ampliação do Leite Lopes para implantação de um  terminal de cargas mediocre, custe o que custar, nós gostamos e apreciamos o debate. Por isso a sua mensagem é, para nós, muito importante.

Muito interessante a sua citação da rodoviária. Os interesses econômicos ligados à transferência da rodoviária do local onde ela está nunca estiveram preocupados com as implicações socioeconômicas da cidade mas apenas se seria ou não um bom negócio para eles.

A coisa chegou a um ponto tal para justificarem a transferência que conseguiram um  Estudo de Impacto de Vizinhança onde se afirmava que a rodoviária nem dispunha de um ponto de táxi. Logo, justificada a urgência e a necessidade da transferência.

Inicialmente era para ser na antiga Matarazzo, com saída pela Via Norte. Um local onde os ônibus precisariam de motor de popa na época das enchentes e cuja localização não dispunha de um sistema viário que permitisse a manobra dos ônibus estradeiros de hoje.

Constatado o ridículo da proposta, logo passaram para o Educandário. Lugar que nem sistema viário de acesso aos ônibus possuía mas muito interessante para a especulação imobiliária do entorno. Felizmente conseguimos parar com esse projeto. 

Quando um comerciante vai abrir o seu negócio, costuma estudar as diversas alternativas de localização, o ponto e muitos outros itens. Não abre o seu negócio em qualquer lugar. Primeiro estuda e estuda com muito cuidado e profissionalismo.

O mesmo deveria ser feito com relação à localização de uma rodoviária. Seria necessário, em primeiro lugar, elaborar um plano de transporte público de massa, incluindo a futura implantação de um sistema metroviário. A partir daí estudar onde é necessário implantar os terminais de ônibus e dos quais um, ou mais, sejam também rodoviários.

Mas em Ribeirão isso não é feito. Nada se planeja, apenas se seguem os interesses imediatistas dos amigos do rei eleito. Por isso Ribeirão está como está. Está bem atrasada em relação ao que poderia e deveria ser.

Se Ribeirão fosse uma cidade sustentável, não precisaríamos ir atrás de ninguém para investir aqui. Os bons investidores fariam isso espontaneamente.

O mesmo raciocínio se aplica ao Leite Lopes. Foi feito um estudo sobre a ampliação do Leite Lopes para transformá-lo num aeroporto internacional, no mesmo estilo do EIV da Rodoviária, apenas para “provar” a sua viabilidade. Pela análise e contestação da qualidade desse estudo, ficou demonstrado que um aeroporto internacional não cabe nem pode se localizar no Leite Lopes. Um aeroporto internacional de verdade, que possa atender às necessidades de Ribeirão Preto e região necessita de uma área mínima de 1500 a 2000 ha. O Leite Lopes tem 170!

Comerciante estuda muito bem onde implantar o seu negócio, que é de uma complexidade muitíssimo pequena comparada com a de implantação de um aeroporto internacional. Mas estuda.

Com relação ao aeroporto internacional de Ribeirão e região, certos setores acham que não é necessário estudar nada. Basta ter vontade e pronto. Para esses setores, o achismo já está de bom tamanho e é o que Ribeirão precisa e merece.

Basta o interesse de uma empresa transportadora em implantar o seu terminal no Leite Lopes para começar a ganhar dinheiro o mais rápido possível, que já está de bom tamanho para a cidade? E os custos para a cidade e sua população, quem paga? Nós todos!

A licitação para a implantação do terminal foi em 2003.  Como o projeto e construção de um aeroporto decente demora de 3 a 5 anos para ser implantado e  entrar em operação, em 2008 já poderíamos ter inaugurado esse aeroporto, com um terminal de cargas junto. Estamos em 2012 e não temos nada. Nem mesmo o terminal.

Somos nós os responsáveis ou é a irresponsabilidade desses interesses econômicos imediatistas que impedem o desenvolvimento de Ribeirão?

Se fizer as contas na ponta do lápis, com tudo o que já foi gasto com o Leite Lopes,  já teria sido possível construir um aeroporto novo. O remendo está saindo mais caro que uma  calça nova e a calça está podre.

Para terminar, a quantidade de empregos gerados no Leite Lopes na hipótese de sua ampliação, sempre serão menores do que os que serão gerados no novo  aeroporto a ser construído, adequado, decente, onde os passageiros não precisem de galochas e guarda chuva para embarcar ou desembarcar.

Não tenhamos nenhuma dúvida.  O Leite Lopes vai ficar como está, não vai ser ampliado e em breve teremos um aeroporto novo. Esse aeroporto novo também terá um terminal de cargas internacional mas preferencialmente licitado para outra empresa que tenha respeito por Ribeirão e sua população.

O Grupo Gestor

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