sábado, 18 de abril de 2015

FINALMENTE TEMOS NOTICIAS DO LEITE LOPES - Novamente o tradicional anúncio: as obras vão começar em breve

O oba-oba em Brasília às nossas custas

Uma turminha, garbosamente já chamada em outras ocasiões de “força tarefa”, foi jantar em Brasília (às nossas custas) e aproveitou para saber como andam as obras de ampliação do Leite Lopes e que desde 2010 são anunciadas que serão iniciadas  em breve.

Precisavam mostrar serviço porque senão correm o risco de serem terceirizados. E foram conduzidos pelos feitores de algumas entidades empresariais exclusivamente interessadas na ampliação do Leite Lopes e não em um aeroporto novo e decente para Ribeirão Preto e região.


O Movimento Panelaço de Ribeirão Preto até divulgou a foto da turminha no Facebook, perguntando o porquê de tanta gente, com tanto vereador, se apenas um seria suficiente:


Até é interessante saber o resultado dessa visita. Trouxeram apenas banalidades e nenhuma informação útil. Ou melhor, duas declarações bastante interessantes:

A primeira consiste no desmascaramento das reais intenções da tal internacionalização do Leite Lopes que na verdade consiste na ampliação da pista de 1700 metros homologada hoje, para 2.600 metros, contrariando as normas definidas em sentença judicial (que limita a pista a 2100 metros) e colocando em risco a cidade. Não existe nenhuma intenção de apenas deslocar a pista. Já é confessa a intenção de ampliação.

Conforme G1 Ribeirão e Franca  em 23/03/2015 08h00 - Atualizado em 23/03/2015 08h00
O projeto envolve a ampliação da pista de 1,7 mil para 2,6 mil metros;
         Projeto prevê ampliação da pista do Aeroporto para operação de aeronaves de grande porte
                                                  (Foto: Reprodução EPTV)

A outra declaração é que não existe mais nenhum empecilho a essa ampliação, segundo a  fala de um dos pretensos futuros candidatos a prefeito em 2016.

Se ainda existe a necessidade de acertar alguns pontos no anteprojeto, isso significa que não tem nenhuma licença porque ela somente será concedida com o anteprojeto aprovado. Ou seja, existe um empecilho técnico sim.

Por outro lado temos em curso uma ação no judiciário onde o projeto de deslocamento de pista está sendo  contestado por se tratar na verdade de uma ampliação  e ela não ser permitida por questões de segurança das populações do entorno ao aeroporto Leite Lopes. Ou seja, também existe um empecilho jurídico.

Para certos setores de nossa sociedade plutocrática dos verdes canaviais esse risco não importa porque as comunidades do entorno são apenas de trabalhadores pobres e para eles pobre é apenas um detalhe insignificante e que imaginam ainda serem facilmente manipuláveis com a papagaiada do papai Noel Leite Lopes da internacionalização.


A negligência com as condições atuais de insegurança de vôo

No entanto, e não dependendo de nenhuma ampliação, existe uma obrigação de fazer por parte do Governo do Estado para garantir a segurança de vôo nas condições atuais de operação e que consiste no deslocamento da cerca do aeroporto no sentido da av. Americana, relocando-a.

É uma obra simples, necessária e urgente mas o objetivo do Governo do Estado parece não estar na segurança ao vôo e das comunidades do entorno mas apenas nos negócios que advirão com o uso cargueiro da pista. Por isso fica esperando a união começar as obras dela e não explica o porquê disso.

E a mídia que tanta cobertura presta a esses discursos e à viagem desta turminha, não cobra estas informações.

As desapropriações necessárias para a relocação da avenida são de responsabilidade do Estado e o remanejamento da avenida são da Prefeitura e isso não custa 25 milhões de Reais.

Não fizeram a obrigação de casa e essa obrigação não tem nada a ver se o Leite Lopes é internacional ou não, mas sim devido ao fato de que é um aeroporto regional que vai receber verbas do Governo Federal para se adequar ao programa nacional de modernização desse tipo de infraestrutura aeroviária.

Em contrapartida, a área que seria destinada ao deslocamento da Rua Americana para atender às normas de segurança de vôo do aeroporto, já estão ocupadas novamente por favelas, única política de moradia popular desenvolvida  com afinco pela administração municipal.


Proposta de trabalho “de fato” para os vereadores

Senhores vereadores: seria de fato produtivo que em lugar de desempenharem esse tipo de trabalho  para atraírem os holofotes da mídia, se interessassem mais pelo futuro de Ribeirão e, mesmo que não aceitem a necessidade urgente de construção de um novo aeroporto, pelo menos obriguem a Administração Municipal e pressionem a Estadual para fazerem as obras – de pequeno porte – que garantam a segurança às atuais operações de pouso e decolagem.

Não esqueçam que foram de avião para jantarem em  Brasília.
A segurança é para os aviões que as elites canavieiras usam.
Sejam pelo menos solidários com a classe social que representam.

Para encerrar e a bem da verdade, o projeto do Leite Lopes na parte referente ao governo federal está na adequação das suas instalações às necessidades de um aeroporto regional.

Por isso vai ser feita uma ampliação a sério do Terminal de Passageiros e vai ser previsto o uso de Ponte Móvel, condições mínimas para um aeroporto de verdade.

São itens a muito tempo pleiteados por este Movimento e sempre negligenciados pelo governo estadual e recebendo o desinteresse da imprensa local e das tais elites plutocráticas dos verdes canaviais, apenas preocupadas com a tal internacionalização do Leite Lopes.

PS: O Leite Lopes já está homologado como internacional de cargas desde 2002. As obras do governo federal não são para internacionalizar nada,  mas fazem parte do plano nacional de desenvolvimento de aeroportos regionais.

Em tempo, gostaríamos de lembrar aos nossos ilustres edis que a sua representatividade é apenas  das forças provincianas da República dos Verdes Canaviais de Ribeirão Preto.  

As forças vivas de verdade estão contra o Leite Lopes ampliado e querem um novo aeroporto que possa atender às necessidades atuais e futuras da região de Ribeirão Preto.

Não acreditam?


Vejam a opinião de um cidadão publicada no jornal A Cidade
no dia 12/04/2015:






Por isso, a nossa campanha continua



Congonhas em Ribeirão Não!

O Leite Lopes fica como está.


Novo aeroporto em nova área

Um comentário:

  1. Olá!
    Quero entrar com um processo pedindo indenização pois com essa ampliação não estou conseguindo fazer a documentação da minha casa, pois o bairro se tornou área de risco, não consigo nem vender a casa.
    Entro com a ação conta quem? a prefeitura?
    Caso eu precise de alguma documentação, vcs disponibilizam?
    Quero uma indenização no valor do terreno (que não consigo desmembrar) e no valor da casa ( que não consigo escriturar)por causa dessa zona de ruido 2.
    Meu email ivan.job@live.com
    Me formo eng .civil este ano.

    Aguardo contato.

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